30/04/2018

Confira os 5 tipos de esportes de aventura na natureza

Por Serra Imperial

A prática de esportes e o contato com a natureza são, sem dúvidas, duas das melhores maneiras de relaxar e esquecer a correria do dia a dia. Quando unimos as duas coisas, então, não há estresse que resista! Existem diversos tipos de esporte de aventura na natureza, e cada vez mais aumenta a procura por essa modalidade de turismo.

Então, se você está procurando uma atividade de lazer ou esportiva para sair um pouco da rotina e viver experiências e emoções novas, acompanhe este artigo! Apresentaremos 5 tipos de modalidades de esportes de aventura, explicaremos sobre eles e os benefícios que eles trazem para a saúde e a vida no geral. Divirta-se!

1. Trekking

Um dos esportes de natureza mais praticados pelas pessoas em geral, o trekking, consiste em nada mais, nada menos, do que caminhada em trilhas. Ou seja, se você escolher por praticar esse esporte, saiba que as pernas serão os membros do seu corpo mais exercitados. Então, prepare-se!

Quanto ao local onde o trekking é praticado, existem para todos os gostos e condicionamentos físicos: terrenos íngremes ou planos, trilhas curtas ou longas, estreitas ou largas, com mata fechada ou aberta, de solo rochoso ou arenoso.

O vislumbre da fauna, flora e de paisagens como lagos, montanhas e cachoeiras são algumas das experiências memoráveis proporcionadas pelo trekking.

2. Arvorismo

Esse esporte acontece literalmente no ar: a pessoa locomove-se entre as copas de altas árvores utilizando equipamentos como passarelas e plataformas, cabos e cordas. Alguns trajetos de arvorismo apresentam alto nível de dificuldade, ao ponto que outros são tão tranquilos a ponto de poderem ser explorados até por crianças.

Um esporte muito recomendado se você quiser testar seu equilíbrio, concentração e superar seus próprios limites. Em geral, a finalização do trajeto é feita por meio de uma tirolesa. Claro que, seja qual for o nível de dificuldade, essa modalidade é sempre monitorada por profissionais especializados.

3. Escalada

Outro esporte bastante popular, a escalada tradicional é praticada em montanhas e colinas, as quais a pessoa sobe com a ajuda de cordas, mosquetões e muitos outros equipamentos essenciais para a realização bem-sucedida da subida e, mais importante ainda, para a segurança do praticante.

Da mesma forma que no trekking e no arvorismo, conforme já comentamos, existem níveis de escalada para todas as preferências, desde paredões altos, lisos e retos até outros mais baixos e íngremes.

4. Rafting

Os que desejam conhecer esportes aquáticos não podem deixar de fazer rafting. Praticado em botes infláveis que descem corredeiras de rios em meio a uma natureza exuberante às margens; são conduzidos por guias com remos que direcionam o trajeto.

Embora não seja um esporte que exija alto nível de condicionamento físico, ele demanda equilíbrio e concentração para que se consiga permanecer firme dentro do bote e, principalmente, um grande amor pela adrenalina e aventura.

5. Paraquedismo

Já falamos de esportes de aventura na terra e na água. O que está faltando? O ar, é claro! Se você é do tipo que gosta de sentir uma brisa incrível, respirar um ar das alturas e apreciar uma bela vista panorâmica, o paraquedismo é o esporte certo!

Da mesma forma que outras modalidades de voo livre (como o parapente e a asa-delta, por exemplo), saltar de paraquedas ajuda a trabalhar a flexibilidade do corpo e a respiração, além de proporcionar momentos incríveis de alta adrenalina.

Portanto, seja qual for o esporte (ou os esportes) de aventura na natureza que você escolher pra praticar, tenha certeza de que os benefícios são impagáveis:

  • contato íntimo e real com a natureza, o que vai te trazer descanso físico e emocional;
  • fortalecimento do seu corpo, trazendo benefícios para a saúde de uma forma geral;
  • diversão sem limites por conta da adrenalina.

Se você gostou de conhecer os tipos de esporte de aventura na natureza, dê uma olhada também em nosso post sobre turismo de aventura! Temos certeza de que você vai gostar.