02/11/2017

Conheça 4 dicas de turismo na região serrana do Rio de Janeiro

Por Serra Imperial

As riquezas turísticas do estado fluminense vão muito além do mar e do Carnaval. O turismo na região serrana do Rio de Janeiro também reserva seus encantos. Suas cidades são repletas de cultura e ecoturismo, com construções incríveis do século XIX, museus relacionados ao período imperial brasileiro, culinária europeia e muito mais.

Destinos que estão a, no máximo, 200 km da capital do estado são pratos cheios para viagens de fim de semana ou em feriados prolongados.

E então, está pensando em curtir passeios românticos, fugir do estresse da cidade ou tirar aquelas roupas de frio do armário? Confira as 4 dicas imperdíveis de turismo na região serrana do Rio de Janeiro que separamos para você!

1. Resende e Visconde de Mauá

Resende é uma cidade maravilhosa para conhecer! Além da paisagem encantadora e do clima ameno, a infraestrutura hoteleira é excelente para você que busca conforto e qualidade durante o passeio.

São diversas atrações que a cidade oferece, sendo uma das principais o Parque Nacional do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) dispõe de um moderno teatro e um museu militar, para quem aprecia atividades culturais, além de um dos maiores e mais completos parques esportivos do estado.

Em Visconde de Mauá, distrito de Resende, o turismo é mais voltado para as águas cristalinas, cachoeiras e sua exuberante beleza natural. A Pedra Selada é roteiro obrigatório para os amantes da caminhada. No alto de seus 1.755 m de altitude, o visitante tem uma das vistas mais incríveis da região!

2. Penedo

Um pedacinho da Finlândia no Brasil, Penedo é uma cidade encantadora, onde é possível apreciar a culinária e a cultura finlandesa. O Parque Pequena Finlândia retrata uma pequena cidade do país, apresentando um pouco dessa linda região da Europa!

E não para por aí! Penedo também ostenta suas pousadas, construções de madeira e jardins adoráveis. Os passeios turísticos na Fábrica de Chocolate e na Serrinha do Alambari são obrigatórios, além das trilhas em meio a pinheiros e araucárias.

3. Nova Friburgo

Outro cantinho da Europa no Brasil, Nova Friburgo é conhecida como a Suíça brasileira! Um dos principais destinos de turismo na região serrana do Rio de Janeiro, a cidade possui clima frio e seco por quase todo o ano e atrai turistas de todo o país. Para quem gosta de aproveitar as viagens e fazer umas comprinhas, a cidade é a capital nacional da lingerie.

Localizada na região da Mata Atlântica, possui uma riqueza diversificada de fauna e flora, que contribui para a formação dos belíssimos campos e jardins da região. Não deixe de conhecer a Pedra do Cão Sentado, o teleférico, a Praça Getúlio Vargas, o Parque de Furnas do Catete e a Cachoeira Véu de Noiva. 

4. Petrópolis e Teresópolis

Destino ideal para quem está em busca de paz e tranquilidade, as cidades estão distantes entre si em torno de 50 km, tornando viável visitar ambas numa mesma viagem.

Petrópolis é uma cidade fundada por Dom Pedro II em 1843, quando se tornou a Cidade Imperial do Brasil. Possui uma charmosa arquitetura e várias atrações históricas imperdíveis, como o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel, o Mirante do Cristo, a Casa de Santos Dumont e a Catedral de São Pedro.

Teresópolis, com seu clima frio e suas trilhas ecológicas, conta com pousadas aconchegantes e um mercado variado de artigos de inverno. Os principais passeios na cidade são: o Mirante do Soberbo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PNSO), o Castelo Montebello Medieval, a Cachoeira dos Frades e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Ainda restam dúvidas de que o turismo na região serrana do Rio de Janeiro vale muito a pena? Assine nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas imperdíveis para quem, assim com nós, ama viajar!