24/08/2018

Escalada: quais os melhores lugares para se aventurar nesse esporte?

Por Serra Imperial

Se você gosta de esportes radicais, que podem ser praticados tanto em grupo quanto individualmente, seja ao ar livre ou em ambientes especializados, e que ainda trabalham a musculatura do corpo, a escalada é uma boa pedida.

Mas, onde praticar o esporte e como começar? Contamos tudo neste conteúdo. Confira!

Como é a escalada?

Em linhas gerais, a escalada é uma atividade que tem como objetivo conseguir subir por meio de superfícies naturais — paredes rochosas, de gelo ou montanhas, por exemplo — e também em estruturas indoor, ou seja, em paredes de escaladas em locais fechados.

As duas práticas podem ser complementares, sendo que as estruturas de escalada artificiais são bons locais para o treino. Já ao ar livre, o esporte significa bastante adrenalina, uma vez que conseguir alcançar o topo de lugares é um desafio e proporciona muitas emoções.

Qual é a diferença entre escalada clássica e desportiva?

Na escalada clássica, as vias são conquistadas, ou seja, o escalador prende-se a uma corda e vai colocando os pregos na rocha. Assim, o esportista cria aquele caminho.

A modalidade pode ser feita em duplas, e, para isso, cada escalador prende-se a uma das pontas da corda. A regra básica para as conquistas é criar pontos de apoio em lances mais difíceis, enquanto os mais fáceis são deixados ao natural.

Por outro lado, na escalada desportiva, o atleta enfrenta desafios mais difíceis, já que a subida deve ser feita com o mínimo de interrupções. Assim, a modalidade é perfeita para o desenvolvimento de força, resistência e elasticidade do praticante.

Nesse tipo, as vias são curtas, de fácil acesso e devem apresentar boa ancoragem para o escalador. É válido mencionar ainda que a modalidade desportiva pode ser praticada em paredes artificiais e naturais, mas apenas em locais com vias já conquistadas.

Quais são os melhores lugares para praticar a escalada?

Casa da Pedra (São Paulo)

Local de escalada indoor em São Paulo, a Casa de Pedra conta com paredões para a prática do esporte, instrutores capacitados e todos os equipamentos de segurança. Além disso, oferece planos mensais, trimestrais, semestrais e anuais. Basta que você tenha coragem para iniciar a aventura!

Campo Base (Curitiba)

Localizado em Curitiba, o Campo Base conta com paredes que têm de 12 a 13 metros de altura, vias de diferentes dificuldades, equipamentos para fortalecimento corporal (pesos, argolas e barras, por exemplo), área de alongamento e muito mais. Também oferece planos diários, mensais, trimestrais e semestrais.

Pão de Açúcar e Corcovado (Rio de Janeiro)

Que tal escalar em dois dos cartões-postais mais famosos do Brasil e do mundo? É possível! O Pão de Açúcar, por exemplo, tem vias mais fáceis e mais difíceis para escalada. Além disso, mesmo os iniciantes conseguem fazer o trajeto com a ajuda de instrutores. Então, se você quer ter essa linda vista da Cidade Maravilhosa, pode contar com instrutores para tal.

Por outro lado, no Corcovado, há 150 metros de escalada com muitas variações: são lances de oposição, agarras, aderência e horizontais.

Chapada Diamantina (Bahia)

Por sua variedade natural, a Chapada Diamantina apresenta diversas possibilidades de escalada: a tradicional, a esportiva e o boulder — que é a prática do esporte sem os equipamentos de segurança. Vale dizer ainda que o local é repleto de paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras e montanhas.

São Pedro de Nova Friburgo (Rio de Janeiro)

A região, que conta com trechos da Mata Atlântica preservada, tem piscinas naturais e passeios em que trilhas podem ser realizadas. Por isso, os visitantes podem realizar vários esportes como canoagem, mountain bike, trekking e escalada. Ou seja: o destino é perfeito para quem gosta de adrenalina!

Agora, você já está por dentro das regras básicas da escalada e sabe por onde começar. Então, planeje-se, chame os amigos e programe o início dessa prática que faz tão bem para a saúde e ajuda na superação de limites.

Gostou da ideia? Aproveite que está por aqui e programe-se também para conciliar a prática do esporte com estas 5 trilhas da região serrana do Rio de Janeiro cheias de aventura!