14/06/2018

O que levar para um trilha? 4 dicas para não esquecer

Por Serra Imperial

Quem viaja para locais de natureza, quase sempre adora caminhar por rios, montanhas e florestas. Estas atividades são muito prazerosas e permitem um contato incrível com os atrativos naturais de cada lugar. Mas você saber o que levar para uma trilha? É essencial considerar alguns pontos importantes para não ter surpresas em seu passeio.

Você tem uma viagem planejada? Pretender explorar os lugares a pé? Então confira as dicas infalíveis sobre o que levar para uma trilha e aproveitar ao máximo seu roteiro, com conforto e segurança. Podemos começar?

1. Escolha uma mochila leve, pequena e prática

Uma trilha é diferente de um trekking. Este último é caracterizado por longas distâncias e quando há a necessidade de dormir no caminho e, consequentemente, necessita de equipamentos maiores. Não é o caso de roteiros mais curtos. Por isso, o ideal é ter uma mochila leve, não tão grande. Entre 16 e 20 litros já está de bom tamanho. O importante é não pesar e, ao mesmo tempo, ter espaço suficiente para outros itens, que falaremos nos próximos tópicos.

1.1. Lanches para o caminho

Dentro da mochila, não pode faltar o lanche para ajudar a manter a energia de sua aventura. Sanduíches com pão integral, frutas, biscoitos e barras de cereais ou proteína são ótimas opções para completar o passeio. Se você quer ainda mais nutrientes para dar força na sua trilha, uma dica interessante são os famosos alimentos liofilizados, usados por montanhistas e “trilheiros” profissionais. Estes alimentos são frutas e verduras desidratadas, que mantêm todos os nutrientes e sabores originais e não precisam de refrigeração. Que tal?

2. Leve equipamentos para sua hidratação

Se hidratar é um dos pontos mais importantes para quem faz trilhas, independentemente do nível de caminhada. Você pode optar por uma garrafinha térmica ou uma mochila de hidratação. Uma dica bem legal, é que algumas marcas fabricam garrafas com filtros acoplados. Assim, você pode evitar de levar mais peso na mochila e abastecer com águas de rios e nascentes. Quer mais contato com a natureza do que isso?

3. Não esqueça o protetor e o repelente

Estes dois itens são praticamente obrigatórios no guia sobre o que levar para uma trilha. Sol muito forte e pernilongos são duas coisas que podem acabar com seu passeio. Por isso, se previna e, antes mesmo de começar a caminhada, já passe os produtos na pele. Se quiser ainda mais praticidade, no mercado existem produtos 2 em 1, que têm as duas funções em uma única embalagem.

4. Tenha uma lanterna para emergências

Mesmo que sua trilha seja durante o dia, é recomendado ter uma lanterna para sua segurança. Vai que você se empolga com um daqueles espetáculos do pôr do sol e tem que retornar com pouca luz no caminho. E se encontrar uma gruta no meio do caminho? Este item é leve, não ocupa espaço e pode ser muito útil em diversos momentos.

Estar em contato direto com a natureza é uma ótima oportunidade para relaxar e renovar as energias. Agora que você sabe o que levar para uma trilha, com certeza seu passeio vai ser muito mais surpreendente, tranquilo e seguro.

Curtiu o post? Gosta de natureza, viagens e ecoturismo? Fique por dentro de outras dicas. Siga nosso Facebook e Twitter.