22/01/2018

Onde passar as férias no Rio de Janeiro? Veja aqui algumas opções!

Por Serra Imperial

Que a cidade do Rio de Janeiro é incrivelmente especial, disso não restam dúvidas. Mas será que não existem outros destinos de férias capazes de proporcionar experiências memoráveis no estado do Rio? É claro que existem!

Afinal, a agitação do dia a dia não é fácil: agenda cheia a semana inteira, trabalho, estudos, relacionamentos, vida social, vida familiar, compromissos de todos os tipos… Muitas vezes, sobram pouquíssimo tempo e energia para viagens longas. Nesse caso, viagens mais curtas dentro do próprio estado tornam-se uma excelente opção!

Acompanhe nesse post nossas dicas de 4 lugares onde passar as férias no Rio de Janeiro; daremos informações básicas sobre a cidade e listaremos os principais pontos turísticos. Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

1. Nova Friburgo

Uma típica cidadezinha com características europeias (já que foi colonizada por suíços) em um estado tão conhecido pelo clima tropical e pelas belíssimas praias. Localiza-se a 142 km da capital.

Se você quer curtir um friozinho incomum nas regiões litorâneas, esse é o lugar certo: Nova Friburgo apresenta as temperaturas mais baixas do Rio de Janeiro. Além disso, excelentes restaurantes alemães e suíços fazem da culinária local uma atração à parte.

2. Lumiar

Esse pequeno vilarejo fica a 32 km de Nova Friburgo e traz atrações imperdíveis de ecoturismo. Algumas delas são:

  • encontro dos rios Macaé e Bonito: localiza-se no km 5 da estrada Serramar, com poços para banho muito visitados;
  • cachoeira Indiana Jones: uma beleza estonteante, mas exige certo esforço para ser alcançada (é necessário cruzar um córrego); possui boa sinalização nas estradas para ser encontrada;
  • cachoeira Branca: poços naturais e pequenas quedas d’água, com fácil acesso a partir do centro de Lumiar;
  • Pedra Riscada: mirante natural da região — agências locais de ecoturismo organizam a trilha até o topo.

3. São Pedro da Serra

Outro charmoso vilarejo próximo a Nova Friburgo, a apenas 5 km de distância de Lumiar. Ambos são facilmente acessados pela rodovia RJ-142. Para se ter uma ideia do clima agradável e acolhedor que paira na cidade, o lema dos locais (que eles fazem questão de transmitir aos visitantes) é “toda a paz do universo”.

Além da gastronomia deliciosa e do comércio de lingeries muito típico da cidade, os passeios de aventura também atraem muitos turistas. Algumas das atividades que podem ser feitas no local com o auxílio de agências de turismo são:

  • caminhadas com ou sem guia;
  • mountain bike;
  • passeios de jipe;
  • rapel;
  • alpinismo;
  • passeios a cavalo.

4. Paraty

Essa incrível cidade reúne atrações para todos os gostos. Seu centro histórico de tirar o fôlego abriga casarões coloniais e igrejas muito charmosas dos séculos 18, 19 e 20. Os amantes da natureza não podem deixar de conferir suas praias indescritíveis, cachoeiras e até mesmo piscinas naturais. Não deixe de visitar:

  • centro histórico;
  • praias da Vila de Trindade: um pequeno vilarejo badalado, muito frequentado por jovens, com praias incríveis e uma imensa piscina natural rodeada por pequenos rochedos;
  • Caminho do Ouro: trilha histórica que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro, feita de pedras pavimentadas por escravos. É conhecida pela significância histórica e pelas belezas naturais que a cercam;
  • passeios de barco: não deixe de contratar um barqueiro local e navegue pela incrível baía de Paraty. Os passeios mais convencionais passam pelas conhecidas praias da Lula e Vermelha.

Esperamos ter ajudado com nossas 4 dicas de onde passar as férias no Rio de Janeiro! Pra finalizar, uma sugestão valiosa: conheça o Serra Imperial Ecoresort, um resort próximo a Nova Friburgo equipado com completa área de lazer e serviços, diversas opções de ecoturismo para os amantes de aventura e incrível estrutura para quem só busca um pouco de descanso. Boas férias!