22/07/2018

São Pedro da Serra: 5 dicas para aproveitar a cidade

Por Serra Imperial

Já imaginou se hospedar em um eco resort, em um imenso vale verde, com rios, cachoeiras, montanhas e poder curtir restaurantes rústicos com aquele clima super agradável? Pois é, este lugar existe e se chama São Pedro da Serra. 

A pacata cidade fica na Região Serrana do Rio de Janeiro, ao lado de Nova Friburgo, a pouco mais de 170 km da capital carioca. Teve origem com a colonização de suíços e alemães, no qual até hoje é possível notar algumas semelhanças, tanto nos costumes do povo, como na influência da gastronomia e arquitetura.

O lugar é encantador e permanece como um dos destinos pouco conhecidos pelos brasileiros. É ideal para quem busca sossego, tranquilidade e muito contato com a natureza. Quer saber mais sobre esse paraíso? Confira 5 dicas imperdíveis sobre o que fazer na cidade e se apaixonar por suas maravilhas. Podemos começar?  

1. Delicie a magnífica culinária dos restaurantes locais 

Quem vai curtir a Serra não tem como recusar aquela fondue, o chocolate quente ou uma bela porção de trilha fresquinha, não é mesmo? Mas, o diferencial de São Pedro da Serra não está somente nessas delicias. A simplicidade e rusticidade dos restaurantes de lá, são um atrativo à parte da região, que tem um charme especial e convida o turista a se deliciar com uma variedade infinita de opções gastronômicas.  

2. Encante-se com as lojas de artesanato 

São Pedro da Serra é um verdadeiro polo de artesanato de toda a região. São muitas lojinhas espalhadas pelo pequeno centro da vila com uma infinidade de peças modeladas pelos locais. Alguns ateliers também abrem suas portas aos visitantes e expõem seus trabalhos — um mais lindo que o outro. E prepare-se para querer comprar presentes para a família inteira, pois a cada loja, uma surpresa diferente. 

3. Prepare a mochila e as botas 

Não tem como visitar São Pedro da Serra e não explorar a mata atlântica pelas suas diversas trilhas — tem caminhadas de todos os níveis e para todas as idades. Esta atividade é um passeio imperdível para conhecer a diversidade da fauna e flora da região e vislumbrar as mais lindas vistas pelo alto.

Uma dica de caminhada para quem visita a cidade pela primeira vez é a Pedra dos Mafforts, localizada a 1300 metros de altitude e a recompensa na chegada é poder avistar todo o cenário incrível da Serra. 

4. Visite as cachoeiras da região

Pode até faltar coragem para um banho nas águas geladas durante o inverno, mas visitar as cachoeiras é um roteiro obrigatório para quem vai à São Pedro da Serra. O Poço Feio — que de feio não tem nada —  fica na vizinha Lumiar e é uma enorme piscina natural de águas claras. Outras que podem ser visitadas na região são a Cachoeira do Indiana Jones e a Cachoeira de São Jorge.   

5. Hospede-se em meio à natureza 

O passeio pelo paraíso começa já na escolha do hotel ideal. Viajar para esse destino é uma oportunidade única de se conectar à mata atlântica, praticamente intacta. E não é à toa que alguns meios de hospedagem da cidade optaram por um perfil consciente e sustentável, que permite o visitante estar em total harmonia com o meio ambiente.

A estrutura hoteleira de São Pedro da Serra é de causar inveja em outras cidades. São hotéis, pousadas, hostels e, até mesmo, um eco-resort incrível. 

Essas são algumas dicas imperdíveis para quem pretende curtir um pouco a pacata vila de São Pedro da Serra. Curtiu? Quer visitar a cidade e se surpreender com os encantos da Região Serrana do Rio? Então, reserve agora sua hospedagem e desfrute do paraíso.