18/01/2022

São Pedro da Serra, Lumiar e Nova Friburgo: aproveite o paraíso da região serrana

Por Serra Imperial

Ainda não conhece o distrito de Lumiar, em Nova Friburgo? Então entenda o porquê você precisa visitar esse lugar e planeje-se para entrar em contato com a natureza o quanto antes.

Neste texto, explicamos qual a localização da região para quando der aquela vontade de fugir rumo a um lugar diferenciado. Separamos o que fazer em Lumiar e, como bônus, ainda enfatizamos onde se hospedar em Nova Friburgo.

Descanse e se divirta com sua família em meio às belezas naturais de Lumiar, Nova Friburgo. Precisa esquecer dos problemas em uma deliciosa cidade, curtindo suas férias ou mesmo tirando apenas alguns dias de folga? Aproveite e programe-se!

Onde fica localizada a cidade de Lumiar?

Lumiar é um distrito de Nova Friburgo, destino a 700 metros de altitude, distante a 176 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Próximo de outras duas vilas no interior da região serrana — São Pedro da Serra e Boa Esperança — monte o seu roteiro de viagens inspirador e viaje para curtir a natureza exuberante e tranquilizadora desses lugares.

Para chegar em Lumiar, há duas opções saindo de carro do Rio de Janeiro:

  • Pela BR 101: siga pela Niterói-Manilha até Casimiro de Abreu. Pegue a RJ-142 em direção a Nova Friburgo e Lumiar;
  • Pela Rodovia Washington Luís: siga pela Linha Vermelha até a Rodovia Washington Luís, rumo a Teresópolis, e vire à direita em Guapimirim (também chamado de Parada Modelo).
    Entre na RJ-122 em direção a Cachoeiras de Macacu e continue em direção a Nova Friburgo. Chegando a Mury, vire à direita para a estrada de Lumiar.

O que se tem para fazer em Lumiar?

As atrações naturais de Lumiar, Nova Friburgo, são ideais para quem pretende curtir em ambientes aconchegantes, rodeado de cachoeiras e Mata Atlântica.
Então, aproveite:

Poço Feio – Lumiar

Não se assuste com o nome, porque o lugar é bem bonito.
Poço Feio é a cachoeira mais próxima do centro, apenas a 1 km de distância. Você pode aproveitar a piscina natural com salva-vidas e há um bar/restaurante no local.
Também é possível alugar cadeiras e guarda-sol. Leve as crianças e curta em um dia ensolarado.
O espaço é privatizado, ou seja, custa R$ 20 a entrada por pessoa e inclui o estacionamento.

Centro de Lumiar

O centrinho é o lugar aconchegante para passear em volta do lago de Lumiar.
Charmoso, nem veja o tempo passar sentado na pracinha e visite as lojas de artesanato depois.
O lago é rodeado de restaurantes. No final da tarde, aproveite a música ao vivo dos bares.


Leia também:
Entenda porque é seguro viajar para um eco resort em tempos de pandemia

Onde se hospedar em Lumiar – Nova Friburgo?

Como já adiantamos, o distrito de Lumiar, Nova Friburgo, está bem perto de outro vilarejo no interior: São Pedro da Serra.
Portanto, o Eco Resort Serra Imperial é a localização do paraíso para descansar a 5 km de Lumiar, admirando uma bela paisagem e usufruindo de áreas de lazer do próprio hotel também.
Assim, descubra Lumiar – Nova Friburgo e sinta como é estar cercado por montanhas cobertas pela Mata Atlântica o quanto antes.