24/07/2017

Você sabe o que é ecoturismo? Descubra aqui!

Por Serra Imperial

Sabe quando acaba o final de semana e você tem a sensação de que não descansou? Se você já passou por isso, está na hora de conhecer melhor o ecoturismo. A modalidade de viagem indicada para acalmar a mente, relaxar o corpo e aproveitar momentos tranquilos em meio à natureza. 

Ficou interessado? Confira abaixo o que é ecoturismo, o que ele proporciona ao viajante e as opções disponíveis para quem vive correndo e tem pouco tempo livre para aproveitar a vida.

Mas o que é ecoturismo?

TIES (The International Ecotourism Society) define o ecoturismo como uma viagem responsável a áreas que conservam o meio ambiente natural, que envolvem a subsistência e bem-estar das pessoas locais. A modalidade ainda promove a educação do visitante e de quem o recebe a fim de formar uma cultura de combate à degradação daquele bioma.

No ecoturismo, todos os empreendimentos seguem regras rígidas de construção e exploração comercial para criar o menor impacto possível no ambiente. Já o ecoturista é alguém apaixonado pela natureza e está disposto a aproveitar o dia ao ar livre admirando a riqueza da fauna e da flora.

Existe ecoturismo no Brasil?

Todas as cinco regiões do país têm opções para agradar a quem quer fugir do movimento das praias ou dos pontos turísticos tradicionais. Veja algumas opções:

Sudeste

Por aqui, destaca-se a Região Serrana do Rio de Janeiro, ótimo lugar para casais que querem fazer uma viagem de curta duração. Localizada há cerca de duas horas da capital fluminense, as montanhas reúnem a exuberância da natureza com o conforto e requinte dos melhores resorts. Tudo isso enquanto você contempla belas paisagens, o que rende lindas fotos para compartilhar nas redes sociais.

Centro-oeste 

Nesta região, vale uma visita à Chapada dos Veadeiros, reserva ambiental que detém o título de Patrimônio Mundial Natural da Unesco. A área fica em Goiás e tem como atrativo as trilhas que cruzam o Cerrado, as nascentes e cachoeiras de tirar o fôlego e a possibilidade de avistar animais silvestres, como o lobo-guará.

Nordeste

Já no nordeste, uma boa escolha são os Lençóis Maranhenses. O ecoturista pode caminhar pelas dunas de areia branca e aproveitar para se banhar em uma das diversas lagoas que se formam com as águas da chuva. 

Quais atividades posso realizar?

Quem busca um destino voltado para o ecoturismo tem um grande leque de opções do que fazer. Para os mais aventureiros é possível praticar canoagem ou escalar e andar por entre as árvores, prática conhecida como arvorismo.

Quem tiver pique também pode encarar uma pedalada por trilhas ou explorar o interior de uma gruta. E um mergulho em uma piscina natural revela belezas que ficam gravadas em nossas memórias para sempre.

Mas fique atento! Antes de viajar para uma região onde você vai ter contato com a natureza, as autoridades recomendam tomar a vacina contra febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência.

Agora que você sabe o que é ecoturismo, só precisa definir um local e aproveitar o que a natureza tem a oferecer. Se você quer virar um ecoturista, curta a nossa página no Facebook e acesse mais informações sobre o assunto!