24/10/2017

Você sabe o que é turismo de aventura?

Por Serra Imperial

A modalidade é relativamente recente no Brasil e muita gente confunde o que é turismo de aventura. De maneira objetiva, trata-se da prática de esportes considerados radicais por viajantes em meio à natureza, como arborismo, ciclismo, canoagem e muitas outras.

Os esportes podem ser realizados em espaços naturais ou construídos, seja dentro de cidades ou no campo. O que vale é que a atividade deve ter caráter recreativo para se enquadrar dentro do turismo de aventura. Se houver competição passa a ser considerado turismo de esportes.

Além de o turismo de aventura ser uma oportunidade para sair completamente da rotina, ele proporciona momentos únicos em contato direto com a natureza. A principal vantagem em optar por esse tipo de turismo é a sua característica saudável e segura de combater o estresse do dia a dia e descobrir novas maneiras de aproveitar as maravilhas da vida.

Se o seu coração bateu mais forte agora e você não vê a hora de se aventurar, existe uma boa notícia: o Brasil possui lugares incríveis e que atendem todos os gostos no que diz respeito a esportes radicais. Confira alguns deles:

Os melhores destinos nacionais para subir a adrenalina

Rafting nas Cataratas do Iguaçu

Engana-se quem pensa que as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, são apenas mais uma paisagem bonita e famosa. O patrimônio natural da humanidade também reserva emoções para os corações aventureiros, como a prática de rafting pelo Rio Iguaçu. São cerca de duas horas em quatro quilômetros de corredeiras e águas calmas, com direito a mergulho no final do trajeto.

Rapel na Boca da Onça

Considerado o rapel de plataforma mais alto do Brasil, a Boca da Onça fica a menos de 100 quilômetros de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Os aventureiros que encaram a decida de 90 metros de altura são recompensados com a beleza do cânion do Rio Salobra.

Trekiing na Chapada Diamantina

Os amantes de trekking encontram no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, opções de roteiros e trilhas para iniciantes e para os mais experientes. Seja alcançando o alto do Vale do Pati ou mergulhando na Cachoeira da Fumaça, todo esforço é recompensado pelo visual paradisíaco do entorno da reserva.

Paraquedismo em Boituva

A cidade do interior de São Paulo é um dos locais mais conhecidos do país para praticar esportes radicais nas alturas. Do Centro Nacional de Paraquedismo é possível, além de saltar de paraquedas, fazer voo de balão. Ambas as experiências são únicas e ainda contam com a paisagem do Morro de Ipanema ao fundo.

O turismo de aventura e o ecoturismo

O turismo ecológico chegou ao Brasil seguindo uma tendência mundial de valorização da natureza. Apesar de o turismo de aventura já ter sido considerado uma atividade associada ao ecoturismo, hoje entende-se que cada um possui suas próprias características.

Assim, o ecoturismo representa, basicamente, as viagens feitas de maneira responsável em áreas naturais. Ou seja, ele incentiva a conservação do patrimônio, promove a conscientização ambiental entre os viajantes e garante o bem-estar da população local.

As diversas atividades relacionadas ao ecoturismo, como caminhadas em trilhas, canoagem e mergulhos, têm a proposta tanto de integrar o turista à natureza quanto fazê-lo refletir sobre a experiência. O mais importante é que todas as atividades são desenvolvidas com base em rígidas regras de exploração para que causem o menor impacto possível ao meio ambiente.

Já o turismo de aventura não tem essa preocupação intrínseca de conscientização e integração entre turista e meio ambiente. Ele é um modelo de turismo voltado para a aventura, experiências únicas e fuga da rotina. O turismo de aventura tem caráter puramente recreativo.

Entendeu o que é turismo de aventura? Essa modalidade é uma excelente escolha para quem está em busca de vivências incríveis e lugares maravilhosos. Um pouco de aventura com toda certeza renderá histórias marcantes. 

Agora que você entende o que é turismo de aventura e ecoturismo, já pode começar a pensar na próxima viagem. Compartilhe essa ideia com seus amigos nas redes sociais, prepare a mochila e parta para a aventura!