21/11/2017

O que é um eco resort? Veja as diferenças em relação a resorts, pousadas e hotéis fazenda

Por Serra Imperial

Cada tipo de viagem requer uma estadia especial para que tudo seja perfeito, concorda? Por isso, ao embarcar, é preciso, antes de tudo, conhecer bem o lugar onde você se hospedará.

No entanto, são tantas opções que, muitas vezes, as pessoas se confundem com as categorias disponíveis. Descubra aqui com a gente o que é um eco resort e quais são as suas diferenças em relação aos outros tipos de hotéis!

Resort

Resort é um hotel com uma infraestrutura que oferece muito mais benefícios que simplesmente recepção, alojamento e alimentação. Ele deve providenciar lazer e entretenimento, espaço para atividades físicas, estética e contato com a natureza.

Esse tipo de hospedagem só pode ser classificado em quatro ou cinco estrelas, sendo da melhor categoria o resort que atender a diversos requisitos adicionais  como, por exemplo, ações sustentáveis.  

Eco resort

Agora que você já conhece o que é um resort, explicaremos qual é a sua diferença em relação ao eco resort.

Basicamente, esse último estabelecimento possui toda a infraestrutura de um resort convencional, mas com maior foco na natureza e no ecoturismo.

Esses hotéis devem estar localizados em locais que providenciam atividades como canoagem, mountain bike, escaladas, rapel, tirolesa e rafting, entre outros esportes radicais.

Passeios mais tranquilos em meio à natureza também são características de eco resorts, como trilhas, mergulhos, caminhadas, mini golfe e hipismo, além de espaço interno com jogos.

As suas instalações devem prezar pela sustentabilidade e impactar o mínimo possível o meio ambiente.

Pousada

A principal característica de uma pousada é sua construção ser horizontal e formada por, no máximo, 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Esse tipo de estabelecimento não requer recepção aberta 24 horas  porém, precisa prestar apoio por telefone.

Como seu foco geralmente é a hospedagem, a pousada não oferece entretenimento e espaços para atividades físicas e/ou estéticas. Ao reservar um quarto, é importante pesquisar quais são as atrações disponíveis nas proximidades.

Elas podem ser classificadas entre uma e cinco estrelas. São procuradas principalmente por famílias e comuns em pequenas cidades turísticas.

Além dos preços serem geralmente bastante atrativos, possuem construções muito charmosas, como chalés ou bangalôs.

Hotel fazenda

Como o próprio nome sugere, um hotel fazenda fica localizado em um espaço rural, repleto de atividades agropecuárias e próximo da vida no campo. Para quem procura um passeio diferente, longe de praias e da cidade grande, essa é uma ótima alternativa!

Existem alguns atrativos comuns nessa categoria de hotel, como pesca, passeio a cavalo, parques, piscinas naturais, ciclismo, esportes ao ar livre, piqueniques e até mesmo cachoeiras.

Hotéis fazenda, assim como as pousadas, são classificados entre uma e cinco estrelas.

São diversas as diferenças entre os hotéis. Por isso, é importante ter em mente qual o tipo de viagem que você deseja fazer antes de organizá-la. Se é um passeio em família ou em casal; se pretende praticar esportes radicais ou caminhadas; tudo isso deve influenciar na sua escolha!

Agora que você já sabe o que é um eco resort e suas diferenças em relação aos outros hotéis, sente-se preparado para fazer uma viagem incrível? Entre em contato com a gente e descubra as vantagens que temos a oferecer!