01/12/2017

Qual é a importância de sair da rotina? Entenda aqui!

Por Serra Imperial

Você só percebe a importância de sair da rotina quando sente que algo está errado, mas não sabe exatamente o motivo. Geralmente, os sinais são tristeza, sensação de insatisfação com a vida, falta de ânimo para trabalhar, entre outros. Todos eles podem indicar que o seu dia a dia precisa mudar, de vez em quando!

Antes de mais nada, é importante frisar que ter rotina é fundamental para a organização das nossas atividades, em casa e no trabalho. Além de melhorar o funcionamento do corpo, ela também permite o desenvolvimento de muitas habilidades, como a disciplina, a destreza, a segurança e a experiência na realização de tarefas.

No entanto, a mesma rotina que traz tudo isso, ela destrói outro lado nosso. Com o cotidiano muito programado e previsível, o nosso cérebro perde a criatividade, a capacidade de improvisar, a sensação de desafio e conquista e a empolgação por experimentar algo novo. Dessa forma, ao sair da rotina, poderemos ter, como benefício, essas habilidades de volta.

Assim como tudo nessa vida, é importante estabelecer um equilíbrio, ou seja, ter uma rotina e escapar dela, eventualmente. Mas como fazer isso sem cair na rotina também?

O fundamental é sempre priorizar o seu bem-estar e sair da zona de conforto. Então, se estiver com vontade de fazer algo que nunca experimentou, avalie os seus compromissos e encaixe a atividade que deseja realizar!

Para ajudá-la nessa tarefa, selecionamos 4 dicas para você sair da rotina e deixar a sua vida mais especial! Confira a seguir!

Visite locais diferentes na sua cidade

Você conhece toda a sua cidade? Apostamos que não! Assim, que tal ser turista na cidade em que mora?

Normalmente, as pessoas não exploram o local de origem e deixam de descobrir lugares fantásticos, principalmente em cidades grandes, como novos restaurantes e bares, museus e parques nunca visitados etc. A ideia é sair e mostrar aos amigos ou companheiros novas atrações para se descontrair!

Permita-se ficar desconectado

Estar o tempo todo conectado com o mundo pode gerar estresse sem você perceber. Isso acontece porque recebemos uma grande quantidade de informações ao mesmo tempo e, muitas vezes, nos sentimos sufocados.

Por isso, é interessante ficar alguns momentos longe da internet e aproveitar o tempo de outra maneira, como uma caminhada em um local arborizado ou em uma praia, ouvir uma música e apreciar o momento!

Faça um trabalho voluntário

Além dos benefícios que já citamos no início do texto, a importância de sair da rotina também está em sentir-se útil ao próximo, um fator essencial para a nossa autoestima e bem-estar mental.

Pesquise sobre lares de apoio a idosos, crianças, deficientes ou animais na sua cidade, e informe-se sobre meios de contribuir.

Frequentemente, eles precisam de muito mais que ajuda financeira. Participe desses trabalhos assistenciais e seja parte importante da história deles. Será gratificante!

Planeje uma viagem

Que tal planejar uma viagem e conhecer novos lugares, pessoas, sabores e culturas? Viajar nos permite vivenciar experiências edificantes que revigoram a mente com novas ideias e aprendizados.

Então, para quais lugares você gostaria de ir? Estabeleça metas e faça as viagens que sempre sonhou. Caso tenha amigos que moram longe, aproveite para visitá-los ou marque uma viagem com o seu companheiro De qualquer maneira, viajar é sempre bom, não é mesmo?

Veja que a importância de sair da rotina vai além do nosso próprio bem-estar, pois melhora o desempenho profissional, reforça as relações pessoais e permite ter uma vida cheia de novidades.

E, se você gostou da nossa última dica sobre viagem, saiba também por que viajar faz tão bem para as pessoas! Boa leitura!