15/12/2017

4 destinos para ecoturismo na Região Serrana do Rio de Janeiro

Por Serra Imperial

A diversidade brasileira no turismo é admirável e deve ser explorada! Quem nunca procurou um passeio mais calmo, em contato com a natureza e com águas cristalinas? Ou então uma aventura no meio das montanhas para renovar as energias e se sentir mais vivo?

Uma excelente dica para ter esses momentos é conhecer mais sobre o ecoturismo na região serrana do Rio de Janeiro. No mesmo local é possível curtir a calmaria e o romantismo da serra, além de se aventurar nos esportes radicais. Quer saber mais? Conheça aqui 4 destinos de ecoturismo para você se encantar.

1. Nova Friburgo, o charme suíço

Além do seu clima frio, a cidade, localizada a 140 km da cidade do Rio de Janeiro, oferece diversas opções de lazer e esportes radicais. É famosa pela prática de mountain bike, trekkingoff-road, rafting, ou seja, os aventureiros não terão tempo livre!

Após uma tarde de adrenalina, a cidade oferece restaurantes aconchegantes para você relaxar, com comidas típicas como fondues e racletes (prato proveniente do queijo suíço tipo raclette).

Seguindo a mesma ideia do turismo mais calmo, e também romântico, Nova Friburgo dispõe de cachoeiras, parques ecológicos como o Cão Sentado (um dos cartões postais da região), centros de artesanatos e produtos naturais como a Janela das Andorinhas, além dos seus resorts incríveis.

2. Guapimirim, a Serra Verde Imperial

A cidade possui um dos mais lindos circuitos de turismo da região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da rota da Serra Verde Imperial, com suas áreas preservadas da Mata Atlântica, cercadas por belos rios, cachoeiras e trilhas. A natureza do local é ideal para práticas de esportes como escalada, rapel, ciclismo e mountain bike.

Em seu roteiro não pode faltar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde é possível mergulhar no Poço Verde, uma belíssima piscina natural. Visite também o Véu da Noiva e o Mirante do Soberbo, que fornece uma das melhores vistas para a montanha Dedo de Deus.

E, para quem está em busca de um passeio histórico e cheio de cultura, é parada obrigatória a capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVIII, o Museu Von Martius, além do Casarão da Barreira, que abriga o Centro de Visitantes.

3. Petrópolis, a Cidade Imperial

Cheia de encantos, história e muito verde, Petrópolis oferece cultura e aventura num só lugar! No Centro Histórico encontra-se o Parque Natural Municipal Padre Quinha, perfeito para uma caminhada tranquila em meio à natureza.

Os aventureiros desfrutam do rapel, mountain bike, trekking, speed, além das cavalgadas, vôo livre, passeios de jeep, e muito mais! Cansou da adrenalina? Conheça também o Circuito Cervejeiro de Petrópolis, onde nasceu a indústria da cerveja Bohemia em 1853, conhecendo seu museu e participando da sua degustação.

4. Teresópolis, o destino romântico

Repleta de beleza natural e suas charmosas pousadas, Teresópolis é muito procurada por casais o ano todo. A cidade fornece restaurantes aconchegantes, boa culinária, além das feirinhas de artesanato e seus bons vinhos.

Para uma culinária peculiar, procure o restaurante russo Dona Irene, além dos tradicionais fondues e raclettes da região. Se você prefere uma culinária no estilo francês, o lugar ideal é na Cremerie Genève: reserve um dinheirinho para visitar a loja de queijos de leite de cabra desse local.

Alguma dúvida de que o ecoturismo na região serrana do Rio de Janeiro é sensacional? Não perca tempo, entre em contato conosco e venha conhecer esse paraíso!