7 dicas para viajar em grupo sem preocupações
13/08/2019

7 dicas para viajar em grupo sem preocupações

Por Serra Imperial

Viagens em grupo rendem sempre boas histórias e lembranças, não é mesmo? Ainda que você viaje para um destino já conhecido, a presença dos amigos ou da família tornam o momento único. Porém, ao mesmo tempo em que a viagem pode ser incrível, ela pode ser um desastre. 

Isso porque cada pessoa possui diferentes interesses e expectativas sobre o passeio, e para que ninguém volte frustrado, é preciso que várias decisões sejam tomadas antes da viagem. Para te ajudar nisso, separamos sete dicas para evitar as dores de cabeça e garantir que a viagem seja repleta de boas experiências! Confira abaixo!

1. Planeje o roteiro

Reúna o grupo que viajará com você para planejar o roteiro. Esse deve ser o primeiro passo a ser dado por vocês para que a viagem corresponda à expectativa de todos. No planejamento, deve ser apontado quais dias serão de descanso e quais dias serão realizados os passeios e outras atividades. O ideal é mesclar os dois, assim, você evita possíveis desentendimentos.  

2. Defina o orçamento

Antes do embarque, é fundamental que você converse com seu grupo para definir o orçamento para a viagem. Para isso, é preciso que vocês analisem as despesas conjuntas, como alimentação, transporte e ingressos, e as individuais. Uma boa dica é fazer uma vaquinha, onde cada membro do grupo deposita uma quantia de dinheiro que servirá para pagar as despesas da viagem. Lembrando que o valor deve ser definido por todos.

3. Pesquise sobre o destino

É essencial que você e o seu grupo conheçam bem o lugar para o qual estão indo viajar. Para evitar que vocês se percam ou tenham dificuldades para retornar, busque informações na web a respeito do destino. Vale também pesquisar sobre as entradas para saber se são gratuitas ou pagas e saber os locais com alta incidência de assaltos.

4. Faça o grupo expor suas preferências

É fundamental que todos do grupo apresentem as suas preferências para que não haja desentendimentos durante a viagem. Por exemplo, se alguns preferem descansar durante o dia e sair à noite, o ideal é que seja feita uma votação. Dessa maneira, evita-se o estresse e é possível entrar em um acordo.  

5. Marque um ponto de encontro

Caso o grupo se divida em algum momento da viagem, lembre-se de marcar um ponto estratégico de encontro na cidade. Dessa forma, evita-se que alguém se perca.

6. Escolha um organizador

Em uma viagem em grupo, é normal que as tarefas sejam distribuídas entre os integrantes. Contudo, sempre acontece de alguém esquecer de realizar a tarefa para o qual foi designado e isso acaba prejudicando todos. Para que isso não ocorra, é essencial que o grupo escolha uma pessoa que seja responsável pela organização da viagem. 

Por exemplo, em vez de uma pessoa ser responsável por realizar a reserva do hotel, a outra comprar os ingressos dos passeios e assim por diante, é indicado que apenas um do grupo faça isso. É claro que o escolhido pode delegar algumas tarefas, mas o mesmo será o responsável pela cobrança, facilitando o processo.

7. Separe um tempo para você

Apesar de ser uma viagem em grupo, é extremamente importante que você tire um tempo para você. Aproveite para dar uma caminhada pelo local, tomar um belo café da manhã ou curtir uma atração sozinho. A viagem tem como intuito a diversão, mas você também deve relaxar. Isso fará com que você se sinta renovado!

Gostou? Que tal conhecer 5 dicas para aproveitar melhor São Pedro da Serra.