12/01/2018

5 dicas para ter mais tempo livre e como aproveitá-lo melhor!

Por Serra Imperial

O alcance de objetivos profissionais e, consequentemente, financeiros, é muito importante e faz parte da realização pessoal de todo ser humano. Porém, não podemos deixar de lado a autorreflexão constante: apesar de alcançar meus objetivos, eu estou feliz? Estou cuidando de mim, da minha saúde física e mental e aproveitando meus dias fazendo o que gosto ao lado de pessoas que amo? É possível ter mais tempo livre e continuar dando conta das responsabilidades?

Ao contrário do que possa parecer, é perfeitamente possível encaixar os afazeres diários, profissionais e acadêmicos, a uma rotina equilibrada. Acompanhe nossas 5 dicas para ter mais tempo livre e como aproveitá-lo melhor!

1. Organize o seu dia

A ideia de fazer um “check list” pode parecer batida, mas é muito eficaz. Definir todas as tarefas que você precisa realizar naquele dia e organizá-las por ordem de prioridades te ajudará a visualizar como será seu dia e planejá-lo melhor.

Além disso, tendo um passo a passo a ser seguido, você evitar perda de tempo com pequenas distrações ao longo do dia, afinal, você tem um caminho para trilhar naquele dia e não quererá se desviar dele. O objetivo desse caminho é chegar ao fim do dia com sensação de dever cumprido e ter tempo para fazer outras coisas.

2. Utilize a técnica Pomodoro no trabalho

Ninguém gosta de levar trabalho para casa ou de encerrar o expediente com a sensação de que muita coisa importante foi deixada pra trás. Ambas situações sugam nossa energia e nos deixam com ainda menos tempo livre e, o que é pior, sem disposição para aproveitá-lo.

A técnica Pomodoro ajuda a aumentar sua produtividade e, consequentemente, facilita a finalização das tarefas no prazo e proporciona mais tempo livre depois. Ela consiste em fazer um cronograma das atividades que precisam ser realizadas naquele dia e, a cada 25 minutos, realizar um pequeno intervalo para beber uma água ou conversar com alguém. Aproveite e aplique essa técnica em seus afazeres domésticos!

3. Delegue as tarefas

Muitas pessoas têm dificuldade de confiar afazeres importantes a seus liderados ou colegas de trabalho, ou por não confiar, ou por gostar de fazer as coisas do seu jeito. Porém, delegar é fundamental para você não se sobrecarregar.

Se você for um líder de equipe, treine e capacite seus funcionários a executarem as tarefas que você delegará a eles. Se você não for líder, ainda assim, desenvolva com seus colegas um ambiente aonde vocês possam confiar uns nos outros e executarem as tarefas em conjunto sem sobrecarregar ninguém.

4. Termine o que você começa

Na tentativa de finalizar rapidamente tudo que temos de importante pra fazer e ter mais tempo livre depois, muitas vezes nos atrapalhamos e começamos diversas atividades ao mesmo tempo sem finalizar nenhuma. Isso acontece em todos os âmbitos das nossas vidas: no trabalho, em casa e até mesmo nos momentos de lazer.

A dica é: não se desespere e não atropele os afazeres. É necessário, sim, ser produtivo e multifuncional, mas procure se disciplinar para começar uma tarefa e terminá-la, por menor que seja. Não cultive a ideia de que “Eu posso terminar isso depois; vou começar a fazer outra coisa”. A bola de neve decorrente disso torna-se estressante e você não consegue organizar seu tempo nem para as obrigações, nem para as atividades livres.

5. Use seu tempo livre para conhecer lugares e coisas novas

Essa é a dica mais importante. Agora que você sabe como ter mais tempo livre, como você vai utilizá-lo?

Abrindo sua mente para coisas novas. A melhor forma de fazer isso acontecer é passeando e viajando. Não importa como: pode ser um tour pela sua própria cidade ou uma visita às cidades vizinhas, ou até mesmo uma viagem mais longa, em termos de distância e duração.

Visite novas atrações, prove comidas diferentes, adquira conhecimento, distraia sua mente e expanda seus horizontes. Permita-se viver novas experiências e desligue-se da sua rotina por um tempo!

Gostou das nossas dicas para ter mais tempo livre e aproveitá-lo melhor? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a terem mais tempo livre também!