17/08/2017

Como escolher um destino de férias? Confira!

Por Serra Imperial

Com a rotina estressante que vivemos em nosso dia a dia, nada nos apetece mais do que a chegada do tão esperado período de descanso. Mas, com a aproximação dessa data, também vem um dilema: como escolher um destino de férias?

Existem inúmeras opções, tanto em nosso país quanto além das fronteiras, de modo que decidir o destino ideal torna-se uma tarefa trabalhosa. É preciso levar em conta suas preferências, mas, ainda assim, restam muitas alternativas.

Pensando nisso, listamos alguns outros critérios essenciais para te ajudar a decidir sua próxima viagem de férias. Confira:

Escolha entre natureza ou cidade

Você quer se distrair em um ambiente urbano ou passar alguns dias em contato direto com a natureza e aproveitar as experiências do ecoturismo? Definir se você prefere visitar uma cidade histórica ou se hospedar um resort, por exemplo, pode ser o ponto de partida para começar as buscas.

Uma vez escolhido o contexto, você pode desconsiderar as opções que não oferecem o que você procura.

Fique atento ao clima

Você sabe se é inverno ou verão na cidade para a qual está pensando em ir? Além de ajudar na hora de fazer as malas, essa informação é de suma importância, até mesmo para decidir viajar ou não para aquele destino.

Vamos supor que suas férias caiam bem na época de enchente, furacão ou nevasca no local no qual você está pensando. Você está mesmo disposto a passar por isso?

É claro que qualquer previsão de tempo está sujeita a uma margem de erro, mas a época de altas e baixas temporadas têm muito a dizer sobre o local: portanto, pesquise!

Pesquise preços

De nada adianta fazer a viagem dos seus sonhos e passar um ano no aperto, sem poder comprar nada, porque está pagando por ela, certo?

O ideal é fazer uma pesquisa dos preços de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e outras despesas que costumamos ter em viagens.

Defina, primeiro, quanto você está disposto a gastar e trabalhe suas opções com base nesse orçamento. Evite escolher cidades que fiquem muito acima das suas condições, pois é comum gastar um pouco mais que o previsto.

Defina o tempo de viagem

Quanto tempo de férias você terá? Quantos dias pretende passar no destino escolhido? Se suas férias forem muito curtas, o ideal é não escolher destinos muito distantes. Caso contrário, pode ser que não valha a pena gastar tanto tempo e dinheiro para aproveitar poucos dias.

Pesquise quais as atrações oferecidas e os programas que você gostaria fazer no local e veja de quantos dias precisa para cumpri-los. Não se esqueça de deixar algum dia livre para passeios que possam surgir.

Se você curte aventura, está com tempo e quer economizar, que tal um mochilão?

Monte seu próprio roteiro

Se você já passou por todos os itens acima e conseguiu decidir, que tal começar a pensar no seu roteiro de viagem? A menos que você viaje por uma agência (que, normalmente, inclui isso no pacote), o ideal é planejar cada dia da sua viagem, para aproveitar mais o seu tempo e evitar estresse e correria.

Coloque no papel o que pretende fazer em cada dia e adquira ingressos antecipados para o que for necessário. Dessa forma, você economiza tempo e foge de alguns imprevistos.

Lembre-se de que o seu objetivo é relaxar e aproveitar o seu tempo livre. Se você gostou das nossas dicas sobre como escolher um destino de férias, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.