06/12/2022

Eco resort: vale a pena?

Por Serra Imperial

Pensando em onde e como será sua próxima viagem de férias? Você conhece algum eco resort? Já pensou em passar dias maravilhosos em um lugar envolto pela natureza formidável e ainda ter a certeza de que existe a preservação ali? 

Então, o que significa ser um verdadeiro eco resort? Simplificando, um eco resort é uma forma de acomodação que toma medidas proativas em direção à sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, ajudando seu ambiente natural e as comunidades locais. 

Portanto, pesquisas mostram que o interesse global pelo ecoturismo (definido pela Associação Internacional de Ecoturismo como “viagem responsável para áreas naturais que protegem o meio ambiente e melhoram o bem-estar da população local”) cresceu rapidamente nos últimos anos. 

Eco resort, eco lodge ou eco hotel?

A principal diferença entre um eco resort e um eco lodge é geralmente o número de serviços prestados no local.

De um modo geral, os eco resorts tendem a estar localizados em propriedades maiores do que os eco lodges e podem oferecer mais comodidades, como spa, vários restaurantes e/ou vários passeios locais. No entanto, os termos eco hotel e eco resort são usados ​​de forma intercambiável. 

Sendo assim, a maior diferença entre um eco resort ou eco lodge e um eco hotel é o ambiente em que você pode encontrá-los. 

Eco resorts e eco lodges tendem a ser mais remotos, em ambientes naturais relativamente intocados, como ilhas exóticas, florestas e montanhas. Por outro lado, os eco hotéis estão mais associados às cidades.

O que todas essas três opções de acomodação “verde” têm em comum é que todas enfatizam elementos de responsabilidade ambiental e minimização de impactos negativos. 

Afinal, se hospedar em um resort ecológico vale a pena?

Para começarmos a falar sobre os benefícios que você terá em um lugar assim, é primordial que goste de se conectar com a natureza. Como o próprio nome diz e como falamos no início desse texto, o eco resort tem a intenção de ser sustentável e proporcionar uma experiência incrível com a natureza. 

Então, se você gosta de um ambiente assim, temos uma grande vantagem. 

Sendo assim, ao se hospedar em um eco resort, você terá: 

 

  1. Uma vista linda ao acordar

Ver a beleza da natureza logo pela manhã aumenta drasticamente seu valor. Consequentemente, acordar com uma vista deslumbrante é um benefício significativo. Ao se hospedar em um eco resort – um local de hospitalidade situado entre a beleza da natureza – os hóspedes obtêm o melhor dos dois mundos. Eles experimentam o conforto de um espaço de lazer estruturado, cercado pelo esplendor natural.

  1. Muito conforto

Os amantes da natureza que se desconectam do mundo para aproveitar seu tempo ao ar livre possuem essa escolha válida. No entanto, quem discorda dessa ideia ainda pode aproveitar o melhor dos dois mundos hospedando-se em um eco resort. Os visitantes deste local gostam de mergulhar, fazer caminhadas, praticar desportos radicais e desfrutar do verde. Eles também têm acesso a ar condicionado, internet, restaurante e uma completa estrutura de lazer no local. Além disso, eles podem ficar em quartos ou chalés confortáveis ​​durante a estadia.

  1. Contato com a natureza

Esse tipo de Resort oferece muitas atividades relacionadas à natureza para os hóspedes desfrutarem. Isso inclui caminhadas pela vegetação, caminhadas nas montanhas, mergulho em rios cristalinos e caminhadas por trilhas ecológicas. Consequentemente, essas razões fazem do eco resort um dos lugares mais populares para se hospedar. Os viciados em adrenalina podem praticar esportes radicais como alpinismo, canoagem e ciclismo ao ar livre. Você acredita nisso?

  1. Serviço de qualidade

Os visitantes dos eco resorts aproveitam ao máximo suas férias graças ao excelente serviço oferecido no resort. Descobrir um novo lugar no meio da natureza é um grande benefício na hora de viajar. Essa vantagem permite que você relaxe ainda mais ao fugir do estresse e do mau atendimento.

Sendo assim, vale muito a pena se hospedar em um eco resort para ter as férias mais tranquilas e relaxantes que você tanto sonha. Acompanhado ou sozinho, você encontra inúmeras possibilidades de lazer e sossego em um lugar totalmente conectado com a natureza. 

Conheça um resort ecológico e descubra por você mesmo todos os benefícios que esse modelo tem para oferecer!