24/06/2018

Canoagem: conheça mais sobre o esporte e onde praticar

Por Serra Imperial

A canoagem existe na humanidade desde a pré-história — afinal de contas, os povos aborígenes desenvolveram a canoa como um meio de transporte. A partir daí, muitas terras foram descobertas com o auxílio do barco, e, em uma história mais recente, a prática se tornou uma modalidade Olímpica em 1932.

Além de tudo isso, a canoagem é um ótimo esporte para quem curte aventuras atualmente. E, se você quer saber mais sobre sua prática, veio ao lugar certo. Confira nosso post e fique por dentro do assunto!

Como se dá o esporte e quem pode praticá-lo?

A canoagem é um esporte coletivo: ou seja, para praticá-lo, é preciso contar com uma equipe, que deverá remar de modo sincronizado com o intuito de finalizar o percurso acordado. E quem pode praticá-lo? Bem, qualquer pessoa! Para começar na canoagem não é preciso ser um atleta profissional. No início, uma boa dose de gosto pela aventura, alguém para auxiliar na prática e/ou um parceiro de remo serão suficientes!

Quais os equipamentos necessários para a prática?

Os equipamentos usados na canoagem são uma embarcação (canoa, caiaque ou wake ski) e remos, além dos objetos de segurança. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Canoa, caiaque e wake ski

A “canoa” é a mais popular entre os três barcos. Com ela, a embarcação pode ser aberta ou fechada, e o atleta pode navegar sentado ou ajoelhado. Além disso, o trajeto é feito com apenas um remo. Já no “caiaque”, a embarcação é fechada, o atleta faz o percurso sentado, e dois remos são necessários.

O “wake ski”, por sua vez, é um pouco diferente: tem formato parecido ao de uma prancha de surfe. Nele, o esporte também é praticado com o participante sentado e com dois remos.

Demais equipamentos

  • colete salva-vidas — acessório imprescindível. Pode ter abertura frontal ou lateral, além de bolsos para guardar objetos;

  • capacetes — sua principal função é proteger a testa, nuca e orelhas. Escolha um bem confortável;como função a protecção da testa, da nuca e das orelhas.

  • remos — disponíveis em muitos tamanhos e funcionalidades. Na hora de escolher, lembre que o tamanho ideal é aquele que chega até à altura dos seus olhos;

  • cabo de resgate — trata-se de uma corda elástica, de aproximadamente 20 metros, que é usada para resgatar alguém que cair do bote;

  • saia — trata-se de uma colcha, responsável por se ajustar no aro da cabine e na cintura do canoista. Dessa forma, não deixa que a água entre na canoa.

  • roupas e acessórios — para dias quentes, prefira camisas de manga curta, bonés e óculos escuros. Para os frios, roupas térmicas de água. Nos dois casos, sempre abuse do protetor solar!

Quais os principais tipos de canoagem?

Confira quais são as modalidades mais praticadas e suas diferenças:

Canoagem de velocidade

Essa modalidade é realizada em leitos de rio ou canais artificiais que tenham 2000 metros de comprimento e, no mínimo, 3 metros de profundidade.

Canoagem de slalom

A principal característica desta modalidade é a descida de rios com fortes correntes.

Freestyle

Trata-se de uma modalidade de manobras e acrobacias em ondas e correntes fabricadas em rios.

Canoagem de maratona

Trata-se de uma corrida (em geral, com mais de 15 quilômetros).

Onde praticar o esporte?

Boa notícia: você já está no país certo! Isso porque o Brasil é um lugar para lá de privilegiado quando o assunto é a diversidade de rios e lagos, sem contar com a nossa costa, que tem mais de 7 mil quilômetros de extensão.

Assim, confira alguns pontos imperdíveis para se aventurar:

  • Itacaré (BA);

  • Morro de São Paulo (BA);

  • Rio de Janeiro (RJ) — Lagoa Rodrigo de Freitas e praias de Botafogo e Urca;

  • Tibau do Sul (RN);

  • Três Coroas (RS) — Parque das Laranjeiras.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o assunto. Só falta marcar a data, combinar com os amigos quando será a próxima aventura e fazer as malas!

E, se você gostou deste conteúdo e quer ter um argumento a mais para convencê-los, que tal compartilhar o post em suas redes sociais? Assim, mas pessoas poderão se animar com a possibilidade de praticar a canoagem!