08/03/2018

Turismo de aventura: 4 destinos para quem gosta de esportes!

Por Serra Imperial

Você já praticou turismo de aventura? Já fez alguma viagem para lugares cheios de atividades na natureza, como trilhas, escalada e outros esportes? Está na hora de descobrir essa modalidade de turismo que é uma opção excelente para descansar da rotina e estar em contato com a natureza! Afinal, é possível aventurar-se e relaxar ao mesmo tempo!

Nesse post, daremos dicas de quatro lugares imperdíveis no Brasil para a prática do turismo de aventura. Faça sua escolha e comece já a planejar sua viagem!

1. Bonito

Com certeza você já ouviu falar nessa cidade no sudeste do Mato Grosso do Sul, o destino considerado por muitos o melhor no quesito turismo de aventura e ecoturismo do Brasil. Não é para menos: a região abriga cachoeiras, cavernas, trilhas e rios, todos eles cenários exuberantes e muitíssimo apropriados para a prática de esportes de aventura.

As inúmeras opções incluem desde passeios fáceis e tranquilos (como trilhas abertas e planas e lagoas bem tranquilas) até outros mais desafiadores (como boia cross e rafting por águas com fortes correntezas). A atração mais radical é o rapel de 72 metros no Abismo Anhumas, que termina em um poço de águas cristalinas onde se pratica o mergulho.

2. Jericoacoara

Esse paraíso localizado a 300 km de Fortaleza, capital do Ceará, há até 20 anos atrás, era um destino anônimo com quase nenhuma movimentação turística. Hoje em dia, a vila sobrevive dessa atividade, atraindo visitantes do Brasil todo e uma altíssima porcentagem de estrangeiros também.

Por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e PARNA (Parque Nacional), qualquer pavimentação é proibida (estradas e rodovias). O turismo de aventura começa aí: o acesso às praias é feito através de veículos 4×4 com grande poder de tração, como jipes ou jardineiras. O último trecho pavimentado é de Fortaleza até o município de Jijoca.

Esportes aquáticos no mar são altamente praticados também, como sandboard, surf e windsurfe, além de deslumbrantes trilhas guiadas.

3. Chapada dos Veadeiros

A principal atração do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (Patrimônio Mundial da UNESCO), no estado de Goiás, são as trilhas para todos os gostos. Dentre as mais famosas estão a Trilha da Cachoeira dos Cristais, a Trilha para o Cânion 2, Trilha para a Cachoeira do Rio Preto e a Trilha para a Cachoeira dos Cariocas. Para os amantes do rapel e tirolesa, a cachoeira de Raizama é o paraíso.

Completam a beleza do lugar os cânions, vales, mirantes, piscinas naturais e cachoeiras (como os nomes das trilhas sugerem), além da fauna e flora locais; é possível observar alguns animais em extinção, como o veado-campeiro, lobo-guará, onça-pintada e cervo do Pantanal. 

4. Região serrana do Rio de Janeiro

Se você gostaria de não precisar se deslocar tanto atrás de incríveis destinos de turismo de aventura (ou um equilíbrio entre sossego e agito), temos uma ótima notícia: o estado do Rio de Janeiro oferece locais que não ficam nem um pouco atrás dos que já citamos!

Lumiar

Esse distrito de Nova Friburgo, apresenta cachoeiras imperdíveis e atrai praticantes de esportes como escalada em cachoeiras (ou cachoeirismo), trekking, rapel e canoagem.

Teresópolis

Paraíso do montanhismo, referência no Brasil inteiro; a montanha “Dedo de Deus” tornou-se uma espécie de cartão-postal da prática dessa modalidade no Brasil.

Petrópolis

E para quem aprecia uma boa pedalada, essa cidade atrai ciclistas de todo o país. A variedade de trilhas que abrange todos os níveis de dificuldade é uma das razões para essa tradição, além, é claro, da vista estonteante para a Baía de Guanabara.

Esperamos que tenha gostado das nossas quatro dicas de destinos para quem gosta de turismo de aventura! Afinal, nada melhor do que a natureza para escapar um pouco do estresse da cidade grande. Veja também o que falamos sobre ecoturismo na região serrana do Rio e aproveite!