07/02/2018

Fuja das praias cheias: 4 dicas de lugares para viajar no verão!

Por Serra Imperial

Destinos litorâneos são disparadamente os mais procurados pelos brasileiros durante o verão. Claro que as estonteantes praias do Rio de Janeiro lotam durante toda a estação.

Não que a cidade maravilhosa não seja uma boa pedida nesse calor todo, mas, às vezes, tudo que precisamos é um lugar mais tranquilo para relaxar e, ao mesmo tempo, aproveitar essa estação tão alegre.

Pensando nisso, vamos apresentar, neste post, 4 dicas de lugares para viajar no verão e fugir das praias lotadas. Confira!

1. Região serrana do Rio de Janeiro

Engloba cidades como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Penedo, encantando turistas que buscam um clima agradavelmente ameno para fugir um pouco das altas temperaturas da capital fluminense.

Petrópolis e Teresópolis são conhecidas pela sua relevância no período em que o Brasil era Império, pois abrigavam residências da família real portuguesa. Por isso, são repletas de casarões antigos e palácios.

Sem contar a gastronomia requintada e, para os amantes da natureza, as paisagens repletas de trilhas e cachoeiras da Mata Atlântica, que podem ser visitadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Outras atrações imperdíveis são o Mirante do Soberbo e a Cascata dos Amores, em Teresópolis, e o Museu Imperial, a Casa da Princesa Isabel e o Mirante do Cristo, em Petrópolis.

2. Brotas

Um dos destinos de turismo de aventura mais visitados do estado de São Paulo e também do Brasil, essa cidade localiza-se a 242 km da capital São Paulo. Agências especializadas em ecoturismo oferecem pacotes incríveis de passeios, como rapel em cachoeiras, rafting, rafting noturno, tirolesa e arborismo.

Com tantos esportes radicais ao ar livre e inclusive aquáticos, fica confirmado que praia não é a única maneira de se refrescar nessas altas temperaturas do verão, certo?

3. Serra Gaúcha

Mais uma alternativa incrível para quem gosta de temperaturas baixas. Claro que, no verão, o clima não é tão frio quanto no meio do ano, mas certamente o tão procurado alívio para o calor intenso pode ser encontrado nessa região.

As cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves oferecem tradições gastronômicas fortíssimas, com seus vinhos, chocolates e receitas coloniais — as culturas italiana e alemã são fortíssimas.

Algumas das principais atrações: Lago Negro (Gramado), Catedral das Pedras (Canela) e Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves).

4. Cidades históricas em Minas Gerais

Para os amantes de atrações históricas e belezas antigas e rústicas brasileiras, não é só Petrópolis e Teresópolis que oferecem experiências inesquecíveis. O roteiro de cidades históricas de Minas Gerais tem como principais cidades Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, Congonhas e Mariana. No total, são mais de 20 municípios que compõem esse roteiro imperdível.

A região foi palco de fatos cruciais na história brasileira, como a Inconfidência Mineira e a exploração do ouro. A arte e as construções barrocas de figuras importantes, como Aleijadinho, agregam um valor arquitetônico e cultural imenso a essa área.

Gostou das nossas dicas de lugares para fugir da loucura das praias durante o verão? Vale ressaltar que o ecoturismo sempre será uma alternativa às praias para quem procura se refrescar das altas temperaturas e se aventurar em atividades diferentes.

Por falar nisso, agora que você já conhece 4 lugares para fugir das praias cheias no verão e já deve estar planejando a sua próxima viagem, entenda a diferença de um eco resort em relação a resorts, pousadas e hotéis fazenda