Vivemos em país privilegiado que oferece todos os tipos de destinos turísticos, para quaisquer gostos, estilos e expectativas. Quando se trata de natureza, então, somos incrivelmente abastecidos de praias e regiões serranas.

Se você está pensando em fugir das praias do Rio de Janeiro e conhecer belíssimas regiões serranas no Brasil, acompanhe o post, pois indicamos destinos montanhosos imperdíveis com suas principais informações. Comece já a programar suas viagens!

Região serrana do Rio de Janeiro

Englobando as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Visconde de Mauá, Itatiaia e Penedo, a serra carioca tem sido cada vez mais visitada e amada por turistas do Brasil inteiro e até mesmo da própria capital fluminense, que procuram fugir um pouco das praias cheias nas temporadas.

Como se não bastasse a natureza de beleza incomparável e o clima temperado super agradável, com suas cadeias montanhosas, florestas, trilhas, lagos e cachoeiras, as cidades do percurso da Serra são carregadas de história, contada por meio de seu patrimônio arquitetônico impressionante. Sem contar a gastronomia, famosa não só no estado do Rio, como no Brasil inteiro.

Serra gaúcha

O destino perfeito para quem realmente curte um tempo bem frio, que predomina o ano inteiro e em alguns meses assemelha-se muito ao clima europeu. Suas cidades mais tradicionais são Gramado e Canela, famosas por manterem todos os costumes, hábitos e tradições de seus colonizadores europeus (alemães, italianos, poloneses e muitos outros). Basta andar pelas ruas das cidades e admirar sua arquitetura e gastronomia típicas desses países.

Não deixe de conhecer o Parque Estadual do Caracol, em Canela, e o parque Alpen Park, com atrações radicais de natureza como tirolesas, quadriciclos e arvorismo. Outras cidades que valem a pena a visita são Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.

Serra da Mantiqueira

Essa imensa cadeia montanhosa com áreas preservadas pelo Governo Federal entende-se pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de incluir uma das cidades mais turísticas do país, Campos do Jordão, engloba também o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG) e o Parque Nacional de Itatiaia (MG e RJ).

Algumas cidades que integram os roteiros da Serra da Mantiqueira já são muito conhecidas dos brasileiros, outras nem tanto: Monte Verde, Itamonte, Marmelópolis, Maria da Fé, Gonçalves, Passa Quatro, Delfim Moreira, Cristina e muitas outras.

Serra Capixaba

Até pouco tempo atrás, o estado do Espírito Santo não tinha muita visibilidade e tradição no turismo brasileiro. Mas, esse cenário vem mudando de alguns anos pra cá e os brasileiros (e estrangeiros também) estão, pouco a pouco, descobrindo as belezas litorâneas e serranas desse estado.

As serras capixabas são cercadas por um belíssimo litoral e por cidades famosas e muito frequentadas, alternativas fora das rotas mais comuns e tradicionais. As montanhas capixabas apresentam também formações rochosas não encontradas em nenhuma outra serra brasileira.

Gostou das nossas dicas de regiões serranas no Brasil? Que tal começar a planejar algumas viagens para sair da rotina e descansar, seja durante as férias ou até mesmo um fim de semana ou feriado prolongado? Aproveite e descubra também as cachoeiras da região serrana do Rio de Janeiro!