24/02/2018

Descubra as cachoeiras da região serrana do Rio de Janeiro!

Por Serra Imperial

As praias do litoral fluminense são um incrível destino de férias, feriados prolongados e fins de semana, seja para turistas de fora do estado, ou para os próprios moradores da capital, o Rio de Janeiro. Mas você já pensou em explorar outras atrações naturais no estado, como as cachoeiras?

Nesse post, daremos dicas incríveis de 5 cachoeiras da região serrana do Rio de Janeiro. Escolha a sua e comece a programar sua próxima viagem! Afinal, você merece esse descanso da rotina corrida!

1. Cachoeira do Escorrega

Localizada na Vila da Maromba, um dos distritos da cidade de Itatiaia, a cachoeira leva esse nome por conta de seus 30 metros de altura com uma rocha muito lisa, como um verdadeiro tobogã natural. 

O acesso à Vila da Maromba é pela rodovia RJ 163, com início na Dutra, e a cachoeira fica a 3 km da vila. O distrito conta com ótima infraestrutura, incluindo a presença de pousadas, bares e restaurantes.

2. Cachoeira dos Treze

Composta por duas quedas d’água, uma de 30 metros e outra de 15, a apenas 13 km da cidade de Petrópolis, a Cachoeira dos Treze é muito frequentada não só por turistas, mas também por moradores da região. Ela pode ser acessada a partir de uma pequena trilha de apenas 5 minutos que começa na estrada de Petrópolis — que apesar de curta, recomenda-se ser feita com um guia.

Da mesma forma que na Cachoeira do Escorrega, a região da Cachoeira dos Treze, assim que acaba a trilha, conta com muitos restaurantes e bares, especialmente italianos e japoneses, além de lojas de lembrancinhas e souvenires.

3. Poço dos Dinossauros

Mais uma incrível cachoeira localizada próxima ao município de Itatiaia, mais precisamente no Parque do Itatiaia, uma vasta área de preservação ambiental. O acesso é feito por trilhas, com mata fechada e pedras escorregadias, que saem de uma propriedade privada; portanto, é necessário agendar um guia por telefone.

Para chegar ao local pode-se ir a partir da Dutra ou da rodovia RJ 163. Siga até a entrada de Serrinha do Alambari, um pequeno distrito de Penedo. Em um lugar chamado Camping da Serrinha é possível se informar sobre as estradas de acesso às propriedades de onde sai essa trilha.

A queda d’água não passa de 10 ou 15 metros, mas a paisagem é simplesmente vislumbrante e compensa o esforço da trilha.

4. Cachoeira Véu da Noiva

Também em Petrópolis, essa cachoeira de 23 metros de altura e 1,5 metro de profundidade fica no Parque Estadual da Serra dos Órgãos, reserva muito frequentada pelos amantes de turismo de aventura.

A trilha começa na sede do Parque, no bairro de Bonfim em Petrópolis. O percurso até a cachoeira dura cerca de 1h40min e as paisagens que o cercam são absolutamente incríveis.

5. Cachoeira Conde D’eu

A maior cachoeira do estado, com impressionantes 127 metros de altura, fica no município de Sumidouro, próximo a Nova Friburgo. Ao redor, outras pequenas quedas d’água com vegetação nativa ajudam a constituir um cenário inesquecível, que serviu de inspiração para o livro “O Guarani”, de José de Alencar.

Para chegar ao local, o acesso é feito pela rodovia RJ-148. Após 15 min de estrada, ao chegar na placa de indicação da cachoeira, é necessário deixar o carro em um estacionamento e ir caminhando até a base dela.

Depois dessas opções incríveis de cachoeiras da região serrana do Rio de Janeiro, fica difícil escolher qual a melhor, não é mesmo? Para ter um período de relaxamento e curtir a natureza, basta escolher qualquer uma ou visitar todas elas. Fica à sua escolha!

Gostou desse artigo e quer ler mais conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e receba outras incríveis informações para planejar suas viagens!