Já pensou em fazer uma “road trip”, ou seja, uma viagem de carro pela estrada passando por diferentes destinos, por vários dias, como aquelas que a gente vê em filmes americanos? Pois bem, nem é necessário ir tão longe para viver uma experiência tão bacana como essa! Que tal fazer um belo roteiro de carro na região serrana do Rio de Janeiro?

Nesse post, apresentaremos vários destinos na serra fluminense para você seguir em um passeio de carro, e falaremos um pouco sobre cada destino. Afinal, nem só de praia vive o brasileiro. Boa leitura e boa viagem!

Petrópolis

Comece sua viagem pela BR-040 partindo da cidade do Rio de Janeiro; a distância até Petrópolis é de 70 km. Sem dúvida, um destino indispensável para quem ama atrativos históricos, culturais e também curte um clima frio, montanhoso aconchegante.

A Cidade Imperial, como é conhecida, abriga importantes construções da época do Brasil Império, como a Casa do Ipiranga, o Palácio de Cristal e o famoso Museu Imperial. Além disso, os parques ecológicos agradam os amantes da natureza. Todos os atrativos são facilmente acessados de carro.

Itaipava

Siga seu roteiro através da rodovia Washington Luís ou da Juscelino Kubitschek e chegue ao próximo destino: a pequena cidade de Itaipava. Seguindo a mesma linha da incrível combinação de história e natureza que Petrópolis oferece, visite o Castelo do Barão de Itaipava, datado de 1920, e aproveite a exuberância da natureza ao redor de toda a cidade.

Mas o destaque maior em Itaipava vai para a gastronomia: a cidade é conhecida no estado inteiro por sua variedade e excelência gastronômica, com restaurantes encantadores por seu serviço impecável, ambiente agradável e refeições impossíveis de serem esquecidas.

Teresópolis

Apenas mais 50 minutos de estrada e você estará em Teresópolis. Mais uma cidade com combinações incríveis de diferentes tipos de atrativos, a começar do já esperado clima montanhoso.

Além da atmosfera romântica, perfeita para casais, o ecoturismo também está muito presente em Teresópolis. É nesse destino que fica o famoso pico Dedo de Deus com seus quase 1700 metros de altura, e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com suas trilhas; todos perfeitos para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura.

E para aproveitar as compras locais, não deixe de visitar a Feirinha do Alto que acontece na Praça Higino da Silveira, onde produtores de artesanato exibem seus trabalhos nas cerca de 700 barracas.

Nova Friburgo

Colônia de suíços do século XIX, Nova Friburgo oferece gastronomia típica de seus colonizadores e um clima temperado que também não fica atrás das outras cidades que já citamos.

Você não pode deixar de conhecer o Teleférico de Nova Friburgo: um dos maiores do Brasil, com 1.500 metros de extensão, cujo destino final é o Morro da Cruz, de onde se tem uma vista estonteante da região serrana.

Além disso, esse destino também agrada os caçadores de aventura que praticam esportes radicais como mountain biking e escalada. Tudo isso rodeado de reservas intocadas de Mata Atlântica.

Então, se você estava procurando por opções para viajar naquelas férias tão sonhadas ou até mesmo em um dos feriados prolongados que se aproximam, acabou de encontrar!

E se você gostou de conhecer nosso roteiro de carro pela região serrana do Rio de Janeiro, aproveite e veja também 4 destinos para ecoturismo nessa mesma região!